Coach de Carreira

Alavancagem Profissional & Transição de Carreira



Ajudamos nossos clientes a alavancarem suas carreiras, seja na carreira atual ou em outra que desejem atuar, a partir de um planejamento estruturado
com etapas bem definidas, para alcançarem a ascensão profissional desejada.

Saiba mais

Os Principais Sabotadores do Seu Sucesso Profissional

Quais são os principais sabotadores do nosso sucesso profissional? O chefe? A empresa? O mercado? A política? Veja este cenário: você trabalha na mesma empresa há anos, sente-se frustrado porque seus superiores não conseguem identificar e reconhecer os seus potenciais, se desdobra para conseguir alcançar metas e objetivos, é comprometido com os resultados, busca desempenhar todas as atividades com total dedicação, mas o retorno não vem. Não se vê reconhecido como profissional qualificado e não consegue avançar para os próximos níveis da maneira que esperava, sentindo-se estagnado.

Você pode dizer “Eu já sei o que eu preciso fazer, tenho que investir em conhecimentos e capacitações como línguas, formações e certificações”. Simples, não é?

Mas estes aspectos sozinhos não garantem a sua alavancagem e o seu sucesso profissional, porque algumas pessoas apresentam tantos requisitos ou mais do que os citados, entretanto não conseguem se destacar.

Listei alguns dos principais sabotadores que atrapalham o seu avanço e as suas conquistas profissionais:

1.    Não ter certeza do que você quer alcançar – muitas pessoas acreditam saber o que querem, mas quando perguntamos como vão realizar com detalhes para alcançar, dificilmente sabem definir quais passos ela deve percorrer para alcançar esses objetivos. Esse é um dos fatores que dificultam as pessoas a conseguirem realizar seus projetos.

2.    As suas crenças – você sabia que elas são as maiores responsáveis por você estar onde está hoje. Podem ser crenças sobre como você se vê, como vê o mundo, sobre o mercado de trabalho. Estas e outras crenças que influenciam a maneira como você vive e reage aos acontecimentos, vão interferir diretamente nos resultados que obterá. Percebe quando as pessoas dizem…”nesta crise é difícil conseguir emprego”, “tenho pouca experiência não vão me chamar”, “estou velho já não tenho mais chances”, todas essas formas de pensar de maneira formatada, como se fossem verdades, na realidade são crenças. Elas podem sim interferir e você deve buscar formas para “driblar” tais dificuldades, mas elas não podem ser vistas como verdades absolutas e não devem fazer com que você desanime a alcançar seus objetivos.

3.    A forma de se comunicar – algumas pessoas sentem que não conseguem vender suas ideias. E no ambiente de trabalho é extremamente importante desenvolver esta habilidade, seja você um profissional em ascensão ou um líder. Muitas vezes o profissional espera que seu superior reconheça as suas realizações e feitos, mas é preciso desenvolver uma comunicação clara e assertiva, para transmitir o que é necessário para ser visto e reconhecido.

4.    Fazer as coisas para agradar os outros – as pessoas costumam fazer de tudo para agradar os outros, incluindo as tomadas de decisão e até a escolha da atividade profissional. Para ser aceito ou por medo da rejeição, acabamos escolhendo caminhos mais aceitáveis aos outros, o que dificulta analisar internamente os caminhos que teriam mais chances de sucesso e o que faz mais sentido para nós, fazendo a nossa sabedoria interna ser silenciada. Quando estamos seguros do que queremos, o caminho fica claro, as ações a serem colocadas em prática também e começamos a ser vistos de outra forma pelos outros, o que impactará nos resultados obtidos na nossa carreira.

5.    A falsa impressão de achar que não tem tempo para desenvolver seus projetos – sabe quando você pergunta a alguém porque ela não investe em novos projetos, ou para começar a praticar novas atividades e ela diz que está sem tempo. Se você é assim, comece a analisar como utiliza de fato o seu tempo, não vale mencionar informações genéricas, faça uma análise de uma semana e veja como gastou seu tempo. Você de fato realizou coisas que são importantes para você e seu futuro, ou gastou tempo com coisas que não são relevantes? A dificuldade em dizer “não” também atrapalha na gestão de seu tempo.

6.    Ter a sua imagem congelada – você acreditar ser o que era há dez anos? Quando as pessoas dizem que sempre foram tímidas e este é o jeito delas. Ou quem fala demais, ou quando a pessoa diz que é ansiosa e acredita que sempre agirá da maneira que age hoje, ou melhor, que agiu no passado. Esta forma de pensar limita a ultrapassar os seus próprios limites e obter novas posturas. Reforçamos as imagens congeladas de experiências e vivências passadas e nos rotulamos a partir delas. Devemos pensar que estamos em constante evolução e podemos a cada dia nos modificar e crescer em algum aspecto.

7.    Escolher uma atividade profissional que aparenta ser mais segura – essa é uma armadilha na área profissional. Escolher manter-se em uma atividade por acreditar trazer mais estabilidade e segurança limita a expandir seus conhecimentos e habilidades e principalmente a revelar os seus verdadeiros potenciais. Aqueles que de fato te destacam dos demais. Você deve buscar se desenvolver na atividade que tenha mais afinidade, caso você ainda não saiba, crie um plano para conseguir evoluir nesta área, primeiro fazendo uma autoavaliação sobre a área que deseja atuar (caso não consiga identificar, peça ajuda a um profissional) e através de cursos e conhecimentos específicos, construir os primeiros passos para evoluir e se tornar um profissional capacitado na atividade que deseja.

8.    Falta de planejamento – as pessoas costumam não planejar como vão executar seus planos para atingir seus alvos, desta forma, mantêm-se na mesma situação por meses e até anos, esperando que as mudanças venham de fora.

9.    Ter o hábito de procrastinar – este é um dos hábitos que mais atrapalham, sempre deixar para depois o que precisa ser feito hoje, seja por insegurança ou por excesso de autocrítica. Você pode iniciar com pequenas doses de uma nova atividade se ainda não tem o hábito e iniciar mesmo que de maneira modesta. As pequenas conquistas são o combustível para alcançar as maiores.

10. Manter-se na zona de conforto quando as coisas parecem estáveis – as pessoas se arrependem de não ter feito algo como: guardar dinheiro, realizar Networking, buscar por novas oportunidades ou investir em novos conhecimentos quando estavam em uma situação mais confortável e poderiam realizar, sentindo-se culpadas quando precisam destes recursos e não podem. Neste ponto, a culpa já não resolve mais, a ideia agora é trabalhar com os recursos que você tem. Colocar em prática o que é possível realizar agora.

Existem outros fatores que impactam o seu crescimento profissional, mas estes mencionados são os que mais te seguram no padrão que você está hoje.

Com todos esses fatores proponho que você reflita e veja em quais pontos sente que está “pecando”. Procure ver quais são os que têm maior impacto sobre você e que não te deixam avançar e comece a atuar sobre eles agora! Você vai perceber que só esta atitude ajudará você a abrir a mente e visualizar o quanto pode crescer e expandir.

Mais importante do que os cursos que realiza é a sua atitude e a forma como encara os desafios, a maneira como se vê e acredita sobre si mesmo e sobre a sua vida e carreira.

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 11)
Tecnologia do Google TradutorTradutor